quinta-feira, 13 de junho de 2013

Emagrecer e obter hipertrofia juntos?! Será possivel?

Ola queridos leitores mais um post muito interessante!!
Essa é uma pergunta muito comum. Importante entender que gordura não pode se transformar em músculo.Vamos entender então os processos para ganho de massa muscular e para emagrecimento. E ver se é possível alcançar esses 2 objetivos diferentes ao mesmo tempo!

O processo de emagrecimento é gerado por ingerir menos kcal do que você gasta. Já o processo de ganho de massa muscular é gerado por ingerir mais kcal do que você gasta. Então na teoria é impossível fazer os 2 ao mesmo tempo certo?
Na verdade é possível.

Alguns fatores são fundamentais para que isso ocorra:
  • Boa alimentação
  • Bom descanso
  • Bom treinamento

Esse fenomeno normalmente ocorre com alunos iniciantes que erão sedetários, e o choque faz com que consigamos alcançar os 2 resultados ao mesmo tempo, mas vamos olhar para um aluno avançado.

O aluno avançado que pesa por exemplo 80kg e tem 10% de gordura, tem 8kg de gordura. Se conseguirmos aumentar o peso dele para 90kg sem ganhar gordura ja estariamos com menos de 9% de gordura e com mais massa muscular.

Recentemente um aluno meu avançado que treina a mais de 12 anos, ganhou 3,2kg e perdeu 1,3 de gordura em 1 mês. Como isso é possível? Simples tiramos tudo que tinha de errado no treinamento dele. E isso gerou um choque tão grande como se ele fosse iniciante.

O que ocorre é que ao buscar os 2 objetivos ao mesmo tempo os alunos cometem 2 erros clássicos:
Comer muito pouco

Não adianta comer 100kcal ao dia e esperar ganhar massa muscular, da mesma forma que comer 5mil kcal também não irá gerar mais hipertrofia, já que não é proporcional quanto mais se comer, mais hipertrofia.
Lembrando que comer mais não quer dizer comer de tudo.

Treinar em excesso, inclusive aeróbio
O medo de engordar, vai fazer com que você treine demais, o que não irá gerar mais hipertrofia e ao abusar no exercício aeróbio um estimulo pode acabar por “anular” o outro.

Isso acaba por prejudicar o desempenho e recuperação do mesmo, e consequentemente seus resultados. Lembre-se sempre de buscar orientação de um nutricionista e um educador físico para montar sua dieta e treinamento e assim você atingir seus objetivos.
Lembrando que fazemos tbm consultoria em treinamento.
Jorgin Personal e Léo Barros

10 comentários:

  1. Adorei o Post meninos
    Parabéns
    To indo malhar super animada agora!

    ResponderExcluir
  2. Projeto Panicat a todo vapor
    Vamos nessa meninas!

    ResponderExcluir
  3. gostei das dicas e amei o blog
    vou ler todos os artigos
    1 por 1!!!
    queria muito conseguir perder uns quilinhos
    rsrssrrs bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tô adorando o blog. Estou iniciando os treinos, pois fiquei quase 6 anos sedentária (ganhei mais de 30 kg) e, aproveitando o post, gostaria de perguntar qual a faixa ideal de ingestão de kcal por dia, para mulheres (35 anos) que querem o resultado de emagrecimento com certa hipertrofia? Obrigada e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir