quinta-feira, 27 de junho de 2013

VOCÊ SABE OS BENEFÍCIOS DA FASE NEGATIVA?

É muito comum ver as pessoas focando todos os seus esforços na parte positiva do exercício(levantar o peso) enquanto ignoram a parte negativa(descida). O problema é que o treinamento para hipertrofia não se baseia apenas em levantar pesos, a descida do peso pode ser igualmente ou mais importante para o crescimento muscular.
Na verdade, pesquisas mostram que a parte negativa do exercício tem um efeito maior na hipertrofia do que a parte positiva e existem evidências que o crescimento máximo não é obtido até que uma ação excêntrica(a descida) seja executada.
Isto pode estar relacionado ao fato de que a parte excêntrica do movimento é primeiramente responsável pelos danos ao músculo. Apesar de que este dano possa ser maléfico para a performance a curto prazo, a inflamação e a necessidade por proteína mostram-se responsáveis por causar mais hipertrofia a longo prazo.
O treino negativo também amplifica o estresse metabólico. Este fator ajuda a explicar porque o treino excêntrico promove maior anabolismo pós-exercício quando comparado com o treino concêntrico , consequentemente gerando um aumento na síntese de proteína.
O que fazer?: Não ha segredo. Inclua algumas séries com mais ênfase na parte negativa do exercício no seu treino, preferencialmente na última série de um exercício.
Como fazer?: Carregue a barra com uma carga de aproximadamente do máximo que você faria normalmente e faça quantas repetições você conseguir(até a falha). Como o músculo não é inteiramente fadigado durante o treino normal, este estímulo extra gera mais fadiga e um maior estímulo para a hipertrofia.
Tente fazer as repetições fazendo com que a descida dure 3 a 4 segundos, dando certeza que o peso está descendo de maneira controlada. As séries negativas adicionadas ao seu treino normal é tudo o que você precisa para extrair os benefícios desta técnica.

Você também precisará de um parceiro de treino para ajudá-lo nas negativas, já que o mesmo precisará levantar o peso e cuidado, esta técnica é extremamente pesada para o sistema neuromuscular. Use-a esporadicamente para prevenir o overtraining.

JORGIN PERSONAL E LÉO BARROS

12 comentários:

  1. nossa! gente, eu não consigo de jeito nenhum.... sou dessas que levanta 50 vezes um peso levinho... não consigo ir no meu limite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POIS VAMOS MUDAR ISSO AI DONA ANA PAULA!!!
      ESTAMOS AQUI PRA AJUDAR!!!!

      Excluir
  2. Professores, isso de ir até o limite é muito interessante, mas é muito dificil saber até onde podemos ir, como saber qual o nosso limite??
    muitooo obrigada por tudo que vem nos ensinando!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O LIMITE DITO SERIA O DE FADIGA DO MUSCULO MINHA LINDA!!
      QUANDO VOCÊ SENTE QUEIMAR.

      Excluir
  3. Exercícios negativos seria agachamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO MINHA LINDA!!
      EXERCICIOS VOCÊ PODE FAZER TODOS,MAS FASE NEGATIVA QUER DIZER QUE POR EXEMPLO NO AGACHAMENTO VOCÊ VAI DESCER DEVAGAR EM UMA CADENCIA POR EXEMPLO DE 4 SEGUNDOS .

      Excluir
  4. Os exercicios negativos trabalham que mebros?? so perna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA JESSICA,NÃO OS EXERCICIOS COM ENFASE NA FASE NEGATIVA PODE SER UTILIZADO EM QUALQUER EXERCICIO!!

      Excluir
  5. Quais a series que vcs mais utilizam para os exercícios negativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXERCICIOS COM ENFASE NA FASE NEGATIVA PODE SER USADO EM TODOS JULIO!!!

      Excluir
  6. Eu tenho muita dificuldade em agachamento o que pode me ajudar a melhorar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA MARCELIIINHAAA!!!
      OLHA QUANTO A DIFICULDADE DE FAZER O AGACHAMENTO VOCÊ PODE COMEÇAR A FAZER TOTALMENTE SEM CARGA COM ALGUM INSTRUTOR AO SEU LADO CORRIGINDO ALGUM MOVIMENTO ERRADO.

      Excluir